Um filhote de boto tucuxi foi encontrado machucado na manhã deste sábado (14) às margens do rio Tapajós, próximo ao porto da cidade de Santarém, no oeste do Pará. As informações são da equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que fez o resgate após encontrar o animal por intermédio da Guarda Portuária.

Animal foi resgatado pelas equipes da Semma, Corpo de Bombeiros e ZooUnama Semma/Santarém

“Ele estava, aparentemente, machucado. Essa espécie, o boto tucuxi, nunca foi resgatada. Não há registros desse animal em cativeiro no Brasil. Ele tem uma alimentação ainda pouco estudada e é muito complexo quando vem para o cativeiro”, informou o chefe de fiscalização da Semma, Arlen Lemos. “Na lista de animais ameaçados do Brasil, a espécie é classificada como ‘Quase Ameaçada’”, ressaltou.

Vídeos mostram o momento em que o animal de 90 centímetros e pesando oito quilos é resgatado. Agitado na beira do rio, o filhote é cuidadosamente levantado e colocado para dentro de uma caixa d’água, onde permaneceu até ser devidamente medicado e acompanhado por médicos e veterinários.

“O animal está sob os cuidados dos técnicos do ZooUnama, o estado dele é saudável, mas está com ferimentos no bico. Ele foi encontrado ainda com cordão umbilical, que já foi retirado. Por hora, ele é alimentado através de sonda. A nossa luta é salvar a vida desse animal e devolver à natureza assim que possível”, explica a veterinária do ZooUnama, Iane Posiadlo, que destaca o resgate inédito na região. “Nunca aconteceu da Semma resgatar um filhote de boto ou do zoológico receber esse animal. Pela primeira vez, nós vivemos essa experiência”.

(DOL)

Your browser doesn't support HTML5 video.

Your browser doesn't support HTML5 video.

Your browser doesn't support HTML5 video.

Your browser doesn't support HTML5 video.

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS