O domingo (12) é de homenagens à cidade de Belém do Pará, que completa 404 anos e a metrópole da Amazônia é cantada em prosa e verso por artistas da terra, mas já foi motivo de inspiração de canções para artistas de outros estados.A cidade paraense já foi palco de gravações de DVD, que vão desde a banda de forró Calcinha Preta até a sertaneja Marilia Mendonça, passando pela extinta Banda Calypso.Por isso, o DOL apresenta uma lista de cinco artistas que já cantaram Belém em seus trabalhos.1º - Leci Brandão – Belém, meu Bem: A carioca Leci Brandão gravou a música em homenagem a Belém após fazer shows na capital paraense e ter uma ligação especial com Nossa Senhora de Nazaré, cuja mãe é devota e já acompanhou o Círio. A música era tema de abertura do famoso programa "TV Cidade", programa de auditório de muito sucesso nos anos 1980 e 1990, na extinta TV Guajará.

2º - Noca da Portela - Saudades de Belém: Mineiro de nascimento, Noca da Portela resolveu gravar uma canção em homenagem a Belém, em uma das canções poucas conhecidas do grande público.

3º - Copacabana Beat - Balança Brasil: A canção de sucesso na década de 1990 menciona a capital paraense, em uma música que cita grandes capitais brasileiras.

4º - Rio Negro e Solimões – De São Paulo a Belém: Os mineiros que usam nomes do rio localizado no Amazonas fizeram sucesso na música sertaneja e uma dessas canções foi justamente de São Paulo a Belém, onde conta a história de uma viagem entre as duas capitais, passando por várias cidades brasileiras.

5º - Fábio de Melo – Filho de Belém: Palco do Círio de Nazaré, a cidade recebeu canções de artistas católicos e um deles é o mineiro Fábio de Melo, que por último gravou a canção Filho de Belém, em 2015.

E aí? tem algum artista de fora do estado que entraria nesta lista?

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS